Menu

Content

Breadcrumb

SOBRE O PROGRAMA

sobreMissão do Programa

O Programa de Pós Graduação em Geociências (Geoquímica Ambiental) busca fundamentalmente a pesquisa de ponta e estratégica em geoquímica ambiental que tenha grande impacto social e capacite os alunos para carreiras que avançam na vanguarda do conhecimento da geociências.

Concentramo-nos no desenvolvimento e gestão dos recursos ambientais, na avaliação dos perigos e riscos naturais, na compreensão dos processos que modificam a superfície da Terra e na forma como o planeta responde às forçantes naturais e antropogênicas, investigando sua evolução passada, presente e futura.

Alcançamos nossa missão atraindo e mantendo um corpo docente diversificado e de grande inserção internacional, fornecendo uma experiência colegial, educacional e de pesquisa estimulante para estudantes de graduação e pós-graduação, educando-os com vistas a tomada de decisões substanciadas sobre recursos ambientais e outros recursos-chave.

O Programa de Pós Graduação em Geociências (Geoquímica Ambiental) está firmemente empenhado na integração entre o ensino de alta qualidade e a pesquisa internacionalmente proeminente em todos os níveis, visando atender à contínua evolução da Geologia, Química e Biologia, como uma ciência integrada, inter- e multidisciplinar, promovendo a conscientização do papel do Geocientista na sociedade moderna. Nesse contexto, nossa missão é proporcionar educação inclusiva, produtiva e inovadora em um ambiente acadêmico envolvente e estimulante para estudantes de geoquímica nos níveis de graduação, mestrado e doutorado. Por fim, visamos promover o desenvolvimento o intelectual e profissional, através de atividades de pesquisa integradas que envolvem professores, alunos, e algumas vezes, funcionários incentivando a ação coletiva e participativa.

Conceito 6 da CAPES

Em 1991, o Programa de Geoquímica implementou seu curso de doutorado, numa perspectiva compatível com os novos paradigmas da atualidade, contribuindo para a formação integrada de docentes do magistério superior e de pesquisadores necessários ao desenvolvimento do País. Considerado, atualmente, como um dos programas de referência na área de geociências no  País  e, contemplado com o Conceito 6 da CAPES, vem  contribuindo como vetor de difusão de conhecimentos, formando profissionais a nível de Mestrado e Doutorado, capacitados a atender as necessidades crescentes  do mercado e contribuir no encaminhamento de informações ambientais  que contemplem  as políticas  de governo.

Ensino e pesquisa

Atualmente, com um corpo docente de 17 professores doutores permanentes, além de professores associados de instituições de pesquisa e universidades estrangeiras parceiras, as atividades de ensino e pesquisa são fundamentadas nas quatro linhas de pesquisa: (1) Biogeoquímica Ambiental; (2) Contaminação, Degradação e Recuperação Ambiental; (3) Paleoambiente, Paleoclima e Mudanças Globais. Os trabalhos de campo, as dissertações, as teses, e os diversos projetos abrangem os mais diversos ecossistemas brasileiros, contemplando uma grande diversidade e pluralidade de abordagens científicas. A interface de uma estrutura curricular abrangente, uma multi- e interdisciplinaridade do corpo docente, aliadas a uma infra-estrutura laboratorial adequada, permite aos alunos adquirir uma formação profissional fundamentada em conhecimentos científicos e ampla capacidade crítica sobre as questões ambientais do País.

Log In or Register

fb iconLog in with Facebook